segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Leitura, dissertação, improvisação:

I- Leitura de um excerto:



Referência bibliográfica:

DEARY, Terry e Martin Brown. Factos Marados da colecção História Horrível, Edições Europa-America, 2005.



Excerto:



“Alguém disse uma vez: «A minha família adora os livros da História Horrível. Temos sempre alguns na casa de banho.»

Ena! Eles lêem-nos mesmo? Ou têm-nos lá para o caso de faltar o papel higiénico? (Se pertences a uma destas desagradáveis famílias, talvez possas responder a esta questão. Escreve a tua resposta no verso de uma nota de 5 euros e envia-a ao autor.)

Bem, aqui está um livro especial para quem só quer ter umas páginas para ler quando tem uns momentos livres. ATENÇÃO! Não tens de estar na casa de banho para ler este livro, mas, se estiveres, não te esqueças de lavar as mãos depois de tocares nele.

Podes estar num autocarro, num comboio ou num camelo. Podes estar no banho, numa aula aborrecida de história ou poderás estar maluco. Se calhar, estás a ver um jogo de futebol, uma execução pública, ou num beco sem saída (Se estiveres num, a única saída é voltar para trás). Quem quer que sejas ou onde quer que estejas, este é o livro da História Horrível ideal para ti.

Caso sejas um dos tristes que nunca antes leram um livro da História Horrível, deves seguir cuidadosamente estas instruções:



· NÃO leias este livro se ficas agoniado com a imagem de sangue, tripas ou ranho a escorrer. Caso sejas suficiente corajoso para o ler, certifica-te de que tens um saco de vómito ao teu lado.

· NÂO leias este livro num sítio escuro com as luzes apagadas.

· NÂO emprestes este livro a ninguém. Podem morrer de susto e processar-te em tribunal.”



II- Tema à escolha para dissertação, com preparação em casa:



Na aula, falei do que eu levei para ler: era sobre acontecimentos históricos que raramente se contam na vida real.

É um livro muito interessante para quem quiser conhecer algumas personagens famosas da história como o imperador Nero, J. F. Kennedy e até a própria rainha D. Isabel II. Apesar de ser um livro de assuntos sérios, os autores conseguem pôr um bom toque de humor neste volume.



III- Tema dado pela professora:



“Uma história da minha infância”

Não foi fácil, porque este tema pode representar ou um acontecimento da minha vida ou uma história infantil que me tenha apaixonado.

Respondi falando da minha história infantil favorita que era “Os Três Porquinhos”. É a minha preferida, porque mostra a importância de termos cuidado com as nossas criações para que durem e não caiam com a passagem do tempo.

Francisco Machado
Nº 10 10º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário