segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Debate sobre a Comunicação Social: 10 L




Moderadora: Inês
Secretária: Susana

A Moderadora começou por apresentar o tema e definir as regras de participação e o tempo das intervenções.
Súmula das principais intervenções:
- Há certos factos que nos ocultam ou inventam para tornar as notícias mais sensacionalistas e vender mais.
- Tanto a Comunicação Social como a publicidade distorcem a realidade.
- A CS exagera os factos, faz de certos temas os únicos, o que condiciona o pensamento.
- As pessoas são demasiado crédulas em relação a tudo o que diz a CS, falta-lhes espírito crítico.
- Somos demasiado bombardeados por publicidade todos os dias e em todos os locais e um dos veículos é a CS. As letras pequeninas são quase ocultadas e é nelas que está o segredo do que nos interessa. O problema dos media e da publicidade é agirem muito ao nível do subconsciente.
- É muito importante a educação dos mais novos desde muito cedo. A publicidade começa a substituir-se aos pais, o que é inquietante. As crianças são as mais influenciáveis e os alvos mais fáceis.
-  As pessoas devem ser educadas para o espírito crítico.
- A manipulação e as seduções com que a publicidade nos tenta com as suas ilusões: liberdade, aventura.
-  Alguns media, na preocupação de focar a atenção em si, caem na tentação de chegar a forjar acontecimentos.
- Os cidadãos sofrem uma formatação mental através dos Media, que nos fazem uma lavagem cerebral desde pequenos de modo que nunca chegamos a conhecer a realidade como ela é. A nossa realidade depende do que os Media querem que seja.  Sem conhecimento, sem sabedoria, somos totalmente manipuláveis. Porque somos “nós” que vamos mudar a publicidade daqui a muitos anos.
- Nós criamos a nossa própria realidade e a partir do momento em que começamos a adquirir mais consciência, temos de aprender a interpretar, senão andamos todos a falar do mesmo.
- Nesta época de crise alguns Media têm desempenhado uma função importante chamando a atenção  para os problemas. Sem os media estaríamos na mais completa ignorância . O que é importante é saber distinguir.
- Os media são úteis porque agem e interagem na sociedade, e podem ter uma função educativa. São uma ligação importante ao mundo para as pessoas que estão isoladas.
- Por vezes a televisão junta a família à noite, faz e rir e chorar.
- A CS não promove muito a cultura, põe mais a tónica na economia, na política, as desgraças e nas futilidades. Há uma grande desproporção entre as notícias de cultura e as outras. A cultura é normalmente remetida para as últimas páginas.
- Será que a CS nos quer ignorantes? Alguns jornais promovem a cultura, embora pudessem fazê-lo mais.
- Quando comparamos as notícias nos vários canais verificamos que cada um acrescenta um ponto.
-  A publicidade usa métodos de sedução, como  cores fortes, imagens provocantes, actores conhecidos, etc.
- Os pais dão a educação que receberam, passa muito por eles poderem ajudar ou não os filhos, também nesta área.
-Síntese da moderadora: Com os excessos ligados a um mau uso da sexualidade, pelos exageros, principalmente os mais pequenos são influenciados e desviados do caminho da responsabilidade e do bom senso, não há um estímulo à cultura e à inspiração em pessoas interessantes, mas na competição entre pessoas e na deturpação da realidade para estimular as vendas. O espírito crítico deve ser incentivado, dada a sua importância.





Nenhum comentário:

Postar um comentário