terça-feira, 17 de novembro de 2009

Apresentação oral

Leitura de um excerto:

Referência bibliográfica:
KOOMSON, Dorothy. A filha da minha melhor amiga Porto Editora, LDA.2006.

Excerto:

“Querida Kamryn, por favor, não ignores isto
Preciso de te ver. Estou a morrer. Estou no hospital de
St.Jude, no centro de Londres.
Com amizade, Adele
P.s: tenho saudades tuas”

“Ao fechar bruscamente o postal, notei, pela primeira vez, que este tinha escrito «Adoro-te», em vez das habituais felicitações de aniversário.
O pedaço de cartão brilhante foi parar ao outro lado do quarto quando o arremessei como se me tivesse queimado os dedos. Caiu em cima do cesto de vime para a roupa suja e ali ficou a olhar fixamente para mim. Zombava de mim, com a sua parte da frente branca, um desenho simples e uma palavra traiçoeira, desafiava-me a ignorá-lo. Desafiava-me a fingir que s palavras que encerravam não estavam gravadas no meu cérebro como estavam inscritas no postal.”

Tema à escolha para dissertação com preparação em casa:

Na aula de Português optei por falar sobre a exploração do trabalho infantil, porque é um assunto universal, um problema existente em todo o mundo.
Tendo mencionado aos meus colegas que o trabalho infantil é toda a forma de trabalho exercida por crianças ou adolescentes abaixo da idade mínima de trabalho permitida. Acrescentei também que o trabalho infantil é proibido por lei, conforme a legislação de cada país. Este ocorre em países subdesenvolvidos como o Brasil, onde existe com muita abundância, em famílias numerosas, havendo a necessidade de ajudar financeiramente a família. Este tipo de trabalho acaba por ser bastante praticado nas regiões pobres.
Nas regiões africanas, as crianças são raptadas e tornam-nas escravas, trabalhando em fábricas de cacau.

Tema dado pela professora:

“Os sonhos”
No início não sabia que dizer, mas consegui exprimir um pouco daquilo que para mim é sonhar, o que são os sonhos, são actos de imaginação que reflectem o nosso dia-a-dia.

Susana

Nenhum comentário:

Postar um comentário