sábado, 27 de fevereiro de 2010

Treino de Oralidade

Leitura:

Quem tem boca vai a Roma.
Eu fui. Aliás, este foi o meu primeiro passo importante. O maior e o mais longo deles.
Em Toma conheci a Catarina e o Manuel, a Natali e o Oliver, a Raquel e o Maurizio, a Sofia e alguns de seus namorados. Conheci também a Mariana, amiga da Denise, a Ruth e o Roberto, o Gabrielle e a Edna. E o mais importante foi ter-me reconhecido, como numa segunda pele.
O meu nome é Letícia. Nasci em Inhumas, uma pequena cidade no estado de Goiás. Apesar de toda a minha família ter nascido no Brasil, eu sempre me senti estrangeira no meu próprio país.
Sete anos de Itália fizeram-me acreditar que sou quase uma Italiana! Valores, hábitos, costumes, tradições e sensações fizeram-me acreditar que realmente eu estava vivendo uma reencarnação precoce, antes mesmo de morrer.
Quando eu era criança, eu sonhava com uma vida completamente diferente daquela que eu tinha. Queria viajar, estudar e a cada dia me sentia menos inserida na sociedade onde eu vivia.
Eu me sentia fascinada de tudo que via de diferente na TV, nas revistas, nos livros e no cinema.
O meu maior sonho desde criança sempre foi sair do Brasil. Passei quase toda a minha adolescência planeando uma viagem a outro país. O meu primeiro alvo foi o Japão. Depois os Estados Unidos, que era o sonho de todos os meus amigos naquele período. Mas infeliz ou felizmente, aos 21 anos tive a grande e primeira oportunidade real de ir para a Itália. Roma foi o meu primeiro destino.[...]"

ANTONIO,Rosana. Quem tem boca vai a Roma vol 1. Janeiro de 2007. 1º edição.




Dissertação:
Tereré
Tereré é uma bebida gelada típica do Paraguai e o que influenciou algumas regiões do Brasil por ser divisa com alguns estados brasileiros e também por terem climas muito quente. No tereré é utilizada uma erva, uma guampa e uma bomba.
A erva é cultivada, triturada e aromatizada com limão, hortelã, menta e etc...
A guampa é o recipiente usado para servir o tereré, é fabricado com parte de um chifre de bovino, com uma das extremidades lacrada com madeira ou couro de boi, e o seu exterior revestido por verniz.
A bomba é utilizada para filtrar a infusão do tereré, para que não se absorva o pó da erva triturada.
No Paraguai o tereré tem um sentido tradicional, medicamentoso e até mesmo cerimonial, e é também considerado por alguns um símbolo de amizade.


Improvisação:
"Sabores"
Sabores foi o tema em que professora me propôs, e eu decidi falar sobre os  sabores da vida.
Eu acho que a nossa vida é feita de sabores como: ácido, doce,  amargo e picante. Cada sabor, na minha opinião representa uma fase da nossa vida. Quando somos crianças, por mais que façamos birras, por mais que choremos, por tudo que fazemos, temos sempre aquela doçura de criança. Depois vem a adolescência, que eu acho que é a fase ácida e picante, é quando começamos a descobrir mais sobre a vida, quando começamos a saber mais sobre a maturidade e quando principalmente começamos a querer experimentar coisas novas. E por fim vêm o amargo, que é a fase do envelhecimento, quando por fim vemos tudo o que passamos, todas as experiências, cada momento relembrado.
Eu acho que seja qual for o sabor, seja ruim ou seja bom, é sempre bom na nossa vida. É como nas comidas, por vezes quando experimentamos algo pela primeira vez não gostamos, mas depois acabamos por nos habituar. E a vida também acaba por ser a mesma coisa.
                                                                         Bruna Gonçalves   nº4     10ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário