sábado, 27 de fevereiro de 2010

Treino de oralidade


Momento de Oralidade
Seg. 18 de Janeiro


Em primeiro lugar, leitura de um excerto previamente ensaiado.

     Bibliografia:

ANIMA MUNDI . Animation Now. TASCHEN's 25th anniversary special edition .
Hong Kong, Köln, Los Angeles, Madrid, Paris, Tokyo . Ed. TASCHEN . 2004

     Excerto lido na aula:

"(...) Frédéric Back
     Ele costuma dizer que nasceu com um lápis na mão. Há quem o chame de “missionário do crayon”. Frédéric Back é um animador à moda antiga, daqueles que se podem dedicar por um mês inteiro à confecção de um único plano. E que desenham por um punhado de ideias.
     Os ideais de Back são a defesa da memória colectiva e a protecção do meio-ambiente. O cinema, como ele o concebe, é um excelente média para promover a ecologia. Ele aspira, com o sucesso dos seus filmes, encorajar artistas e produtores a fazerem mais filmes sobre a relação entre homem e natureza.(,,,)"

Em segundo, uma breve exposição sobre o tema “Ligações”:

    Com a minha chegada a Portugal, em 2005, vi-me na incómoda situação de não dominar, nem pouco mais ou  menos, a Língua Portuguesa. Foi assim que a minha Directora de Turma decidiu inscrever-me imediatamente num apoio de Língua Portuguesa.
    Uma vez neste apoio conheci uma professora que se viria revelar uma excelente pessoa, e que sem a sua ajuda provavelmente não poderia ter chegado tão longe em tão pouco tempo. Infelizmente, só partilhei com ela dois anos dos três que deveria, pois chegara o tempo da sua reforma.
    É curioso, pois foi ela que me deu conhecimento da existência desta escola, falou-me nela como a escola perfeita para mim, e estava segura de que ia adorar.     As palavras dela concretizaram-se, pois tinha toda a razão.

Num terceiro e último lugar, uma improvisação sobre o tema “O Vazio”.

Mónica

Nenhum comentário:

Postar um comentário