(Um momento de leitura no ano passado) Foto de Maria Vasconcelos
OUVIR O SILÊNCIO A LER
O CP aprovou o ano passado uma proposta que só não era inédita porque já fora experimentada com muito sucesso noutras escolas, e que tínhamos esperança que depois da nossa pudesse vir a ter continuidade em outras. Foi precisamente isso que aconteceu, não só correu muito bem, como outras escolas, sabendo do que aqui fizéramos, decidiram experimentar, nomeadamente a Escola de Linda-a-velha.
Vamos repetir este ano (entre as 10.15 e as 11.00 do dia 10 de Março, quarta-feira). Toda a escola (mas toda mesmo: alunos, professores, nas aulas, no centro de recursos, conselho executivo, sala de professores, funcionários de acção educativa, secretaria, bar, papelaria, refeitório, jardim) vai fazer uma pausa para leitura (em silêncio). Cada um traz um livro e lê. Onde estiver. A única pessoa que não vai estar a ler será alguém dos audiovisuais que andará pelo meio do silêncio a gravá-lo. Por isso pedimos aos professores que durante esses 45 minutos mantenham as portas das salas abertas, para que o silêncio entre, se instale a ler e possa circular com o ar. Tipo de colaboração que pedimos aos professores:- Que os Directores de turma façam o favor de divulgar e motivar para a iniciativa: os alunos, professores das suas turmas e especificamente o professor que estiver a dar aula à turma nesse dia.Que convidem os encarregados de educação que puderem e quiserem juntar-se-nos.- Que todos os professores estimulem os alunos, com alguma antecedência, e os vão lembrando, a trazerem um livro para lerem nesse dia.Que convidem, se quiserem, personalidades de fora da escola (artistas, criadores de qualquer área, ex-alunos, a juntarem-se a nós) - Que os colegas que estiverem em aula nesse segmento façam o favor de deixar as portas das salas abertas a fim de deixar o silêncio circular contagiando toda a escola e para se poder registar o momento pelo sector dos audiovisuais.- Que tragam todos um livro para ler.- A todos, apenas se lhes pede que estejam na escola a ler o que lhes apetecer. Na sala de aula, para quem for o caso disso, ou nos outros espaços.- Que quem puder traga, para além do que vai ler, mais livros (de leitura que considere cativante e agradável) e que não tenha pena de perder, e os deixe nos dias anteriores no CR para nesse dia se poder distribuir com facilidade sem a burocracia demorada da requisição, aos eventuais esquecidos. Também podem deixar os livros nesse dia pelos vários espaços da escola para serem recolhidos por quem quiser/necessitar, eventualmente também por funcionários.
Neste dia, durante estes quarenta e cinco minutos, vamos esquecer os programas, os testes, os aborrecimentos, as mágoas, as zangas, os medos, o passado e o futuro, os ruídos e os deveres e…vamos ler. Em silêncio. Fora e dentro de nós. A ver o que acontece.
PS Se puderem trazer livros de poesia ou ficção para os alunos que nesse dia se esquecerem(e que não se importem de não voltar a ver) poderão deixá-los no CR. Obrigada.
O CP aprovou o ano passado uma proposta que só não era inédita porque já fora experimentada com muito sucesso noutras escolas, e que tínhamos esperança que depois da nossa pudesse vir a ter continuidade em outras. Foi precisamente isso que aconteceu, não só correu muito bem, como outras escolas, sabendo do que aqui fizéramos, decidiram experimentar, nomeadamente a Escola de Linda-a-velha. Vamos repetir este ano (entre as 10.15 e as 11.00 do dia 10 de Março, quarta-feira). Toda a escola (mas toda mesmo: alunos, professores, nas aulas, no centro de recursos, conselho executivo, sala de professores, funcionários de acção educativa, secretaria, bar, papelaria, refeitório, jardim) vai fazer uma pausa para leitura (em silêncio). Cada um traz um livro e lê. Onde estiver. A única pessoa que não vai estar a ler será alguém dos audiovisuais que andará pelo meio do silêncio a gravá-lo. Por isso pedimos aos professores que durante esses 45 minutos mantenham as portas das salas abertas, para que o silêncio entre, se instale a ler e possa circular com o ar. Tipo de colaboração que pedimos aos professores: - Que os Directores de turma façam o favor de divulgar e motivar para a iniciativa: os alunos, professores das suas turmas e especificamente o professor que estiver a dar aula à turma nesse dia. Que convidem os encarregados de educação que puderem e quiserem juntar-se-nos. - Que todos os professores estimulem os alunos, com alguma antecedência, e os vão lembrando, a trazerem um livro para lerem nesse dia. Que convidem, se quiserem, personalidades de fora da escola (artistas, criadores de qualquer área, ex-alunos, a juntarem-se a nós) - Que os colegas que estiverem em aula nesse segmento façam o favor de deixar as portas das salas abertas a fim de deixar o silêncio circular contagiando toda a escola e para se poder registar o momento pelo sector dos audiovisuais. - Que tragam todos um livro para ler. - A todos, apenas se lhes pede que estejam na escola a ler o que lhes apetecer. Na sala de aula, para quem for o caso disso, ou nos outros espaços. - Que quem puder traga, para além do que vai ler, mais livros (de leitura que considere cativante e agradável) e que não tenha pena de perder, e os deixe nos dias anteriores no CR para nesse dia se poder distribuir com facilidade sem a burocracia demorada da requisição, aos eventuais esquecidos. Também podem deixar os livros nesse dia pelos vários espaços da escola para serem recolhidos por quem quiser/necessitar, eventualmente também por funcionários. Neste dia, durante estes quarenta e cinco minutos, vamos esquecer os programas, os testes, os aborrecimentos, as mágoas, as zangas, os medos, o passado e o futuro, os ruídos e os deveres e…vamos ler. Em silêncio. Fora e dentro de nós. A ver o que acontece. PS Se puderem trazer livros de poesia ou ficção para os alunos que nesse dia se esquecerem(e que não se importem de não voltar a ver) poderão deixá-los no CR. Obrigada. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário