Momento da Oralidade
Leitura:
Retrato de Mónica.
“Mónica é uma pessoa tão extraordinária que consegue simultaneamente: ser boa mãe de família, ser chiquíssima, se dirigente da «Liga Internacional das Mulheres Inúteis», ajudar o marido nos negócios, fazer ginástica todas as manhãs, ser pontual, ter imensos amigos, dar muitos jantares, ir a muitos jantares, não fumar, não envelhecer, gostar de toda a gente, gostar dela, dizer bem de toda a gente, toda agente dizer bem dela, coleccionar colheres séc. XVII, jogar golfe, deitar-se tarde, levantar-se cedo, comer iogurte, fazer ioga, gostar de pintura abstracta, ser sócia de todas as sociedades musicais, estar sempre divertida, ser um bom exemplo de virtudes, ter muito sucesso e ser muito séria.
Tenho conhecido na vida muitas pessoas parecidas com a Mónica. Mas são só a sua caricatura. Esquecem-se sempre ou do ioga, ou da pintura abstracta.
Por trás de tudo isto há um trabalho severo e sem tréguas e uma disciplina rigorosa e constante. Pode dizer-se que a Mónica trabalha de sol a sol.”
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Contos Exemplares. Ed. Figueirinhas. Outubro 2002.
Dissertação
Tema: Pintura
É uma forma de expressão, quando se pinta um quadro quer-se transmitir alguma coisa, retratar um momento importante, contar uma historia, mostrar um sitio…
A pintura é o meu hobby e frequento aulas de pintura há alguns anos. Lá faço todo o tipo de pintura, clássica, abstracta, impressionista, figurativa. Gosto de aprender técnicas novas e de trabalhar com óleo.
A pintura que eu mais gosto de fazer é a clássica, ou seja, representar o real. Dentro da pintura clássica gosto de fazer paisagens, para as quais normalmente me inspiro em fotografias ou mesmo noutros quadros.
Improvisação:
Tema: “Um raio de sol num dia triste.”
Este tema para mim foi difícil. Disse simplesmente que me fazia lembrar quando as pessoas se sentem tristes ou sozinhas ter um amigo com quem falar é reconfortante.
Beatriz 10ºB nº 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário