(José Luís Peixoto)
Estrutura do teste:
I Grupo
Análise do poema “E por vezes”, de David Mourão Ferreira
Sentidos, figuras de estilo, efeitos estéticos, aspectos inovadores, semelhanças com Camões a nível temático e formal, rima, métrica.
II Grupo
Exercícios de escrita
Substituição de palavras num poema
III Grupo
Perguntas sobre: Poesia e política, poesia e ciência, poesia e arte, movimentos poéticos importantes do século XX. Alguns poemas e poetas representativos.
IV Grupo
Correspondência entre três colunas: nomes de poetas, versos de poemas seus, títulos dos poemas a que foram retirados os versos.
V Grupo
Uma tarefa à escolha, entre:
Reflexão a partir dos versos de um poema, diálogo entre um poeta e alguém, resposta a um poema em prosa ou em verso, pôr por ordem os versos desordenados de um poema, criar um poema visual a partir de um verso dado, reflectir por escrito sobre a poesia contemporânea, inventar uma história a partir de um verso, criar um poema com títulos de vários poemas apresentados, criar uma personagem a partir de um verso.
Conteúdos:
Poetas e poemas estudados (F. Espanca, M. Torga, J Régio, J. Sena, C. Oliveira, Gedeão, D M Ferreira, Cesariny, O’Neill, M. Alegre, Sophia, R Belo, H. Helder, Fiama, G, Cruz, J L Peixoto.), movimentos poéticos “Geração de Orfeu”, “Presença”, “Surrealistas”, “Poesia “Experimental”, “Poesia 61”, seus fundadores ou nomes mais representativos,
Poesia e política, poesia e ciência, poesia e outras artes.
Figuras de estilo, rima, métrica.
Poemas visuais.
Formas clássicas e modernas, rupturas, inovações a nível temático e formal, características da poesia contemporânea, semelhanças e diferenças entre Camões e os poetas contemporâneos.
Objectivos:
Apreender o sentido e a estética de um poema.
Explicar sentidos.
Identificar e fazer corresponder versos ao seu poema e autor.
Conhecer os poetas estudados e os seus poemas mais marcantes.
Reflectir sobre a relação entre a poesia e: artes, política e ciência.
Relacionar a poesia contemporânea com a arte contemporânea.
Relacionar poesia contemporânea com a poesia do século XVI (Camões)
Substituir palavras, ordenar e agrupar versos,
Desenvolver versos dados.
Criar personagens a partir de um verso.
Responder a poetas.
Criar diálogos.
Páginas a estudar:
200-252
312-316
Nenhum comentário:
Postar um comentário