quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Debate sobre comunicação social - turma 10A

Moderadora : Rita
Secretário: Vasco

Algumas ideias apresentadas pelos alunos:


Proposta da moderadora: dada a proximidade ainda das eleições, sugere que as intervenções se centrem no tema "o marketing político", e foi pedindo aos colegas para não se desviarem do tema.

- A publicidade é enganosa porque promete a toda a população o mesmo nível de felicidade.
- Os partidos mais pobres não têm capacidade para competir com os outros em termos de marketing.
- O que se entende por marketing político faz parte da campanha.
- Nem sempre os partidos são claros, por isso é que as pessoas não gostam de política. Não compreendendo, retiram-se.
- Só se deixa enganar o que não assume a responsabilidade de se informar.
- O objectivo do marketing político é convencer a população de que aquele partido é o melhor; os partidos tentam passar a melhor imagem, porque a imagem ajuda.
- O perigo é as pessoas irem atrás da imagem. E se o país for à falência por causa disso?
- Merece unanimidade a reprovação perante a publicidade junto das crianças.
- Há quem considere que o marketing não faz a diferença.
- Se não existir informação as pessoas ficam na ignorância.
- O marketing acaba por afectar, quanto mais não seja ao nível do subconsciente, usando estratégias que possui em abundância. A imagem influencia, mesmo aqueles que pensam não ser influenciados por ela.
- Nem sempre a informação é dada na melhor altura, muitas vezes o momento não é o adequado à realidade mas ao desejo de manipulação.
- No marketing, a aparência tem um grande impacto.
- Diferentes imagens captam a adesão de diferentes idades e grupos sociais.
- Nesta sociedade, apresentar-se com uma aparência diferente pode fazer a diferença para o melhor ou para o pior.
- O marketing político passa através dos discursos, dos cartazes, das acções, e mesmo estas são marketing, a partir do momento em que são transmitidas pela televisão.
- Nem sempre uma pessoa que se apresenta bem é uma pessoa séria.
- A imagem do político é a sua máscara.
- Se aparecesse um político com uma imagem completamente diferente da imagem padrão, sofreria certamente, de discriminação.
- Para fazer política junto de pessoas sérias, que é a maioria da população, é preciso ter ideias. Contrariamente ao que alguns dizem, a população não é oca.
- É inevitável ser-se influenciado pela imagem. Todos nós o somos. Isso não significa ser oco ou não ter ideias.
- A imagem só nos influnecia se nós o permitirmos.

A moderadora fez um balanço positivo do debate. Concluiu que mesmo os que afirmaram que nada entendiam do tema ficaram mais informados. Com os diferentes pontos de vista abriram-se os horizontes.
O secretário comentou que houve muita repetição de ideias, mas que as ideias principais foram:
- O marketing político está em todo o lado.
- A imagem é muito importante.
- O marketing combate a abstenção eleitoral.

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