TEMA: "Informação - Para quê? Como?"
"Os meios de comunicação promovem: a cooperação, a educação, a cultura, a solidariedade, a liberdade, a igualdade?"
COMPETÊNCIAS DO MODERADOR:
. definir o tempo de duração do debate e o tempo máximo das intervenções de cada participante.
. expor, sumariamente, o assunto a debater;
. abrir a discussão;
. dar a palavra a todos os que desejarem intervir;
. estabelecer, sempre que possível, a relação entre as várias opiniões expressas;
. impedir que os intervenientes se desviem do assunto em discussão;
. ser imparcial;
. apresentar conclusões.
COMPETÊNCIAS DO SECRETÁRIO:
. registar as inscrições de quem pede a palavra;
. controlar o tempo de cada intervenção e o tempo do debate;
. registar, por escrito, os aspectos relevantes da discussão.
COMPETÊNCIAS DOS PARTICIPANTES:
Após preparação do tema nos dias anteriores, devem fazer as suas intervenções com o apoio de notas e documentos recolhidos a partir da observação dos meios de comunicação social.
. Respeitar as regras de participação (Ouvir com atenção as intervenções dos colegas, não interromper, inscrever-se de braço no ar para falar, aguardar que lhe seja dada a palavra, procurar interagir com o que foi dito).
(Informação seleccionada do manual "Plural, 10º ano"
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