terça-feira, 25 de maio de 2010

Para fechar o ano em beleza: POESIA E DANÇA:



http://paulocondessa.blogspot.com/

Segunda-feira dia 31 de Maio
O poeta e declamador Paulo Condessa e o bailarino Pedro Paz estarão connosco na Escola Secundária Artística António Arroio.

http://oficinadopaz.blogspot.com/

Programa:
10.15 (Sala 1, pólo de baixo): Turma 10 A- Paulo Condessa

12.00 (Sala 1, pólo de baixo): Turma 10 L- Paulo Condessa, com a presença de Pedro Paz



13.30- no jardim da escola de cima: piquenique com todos os intervenientes e dança por Pedro Paz



15.15 (pólo de baixo): Turma 10 B- Paulo Condessa

o céu dentro da boca

o céu dentro da boca - paulo condessa
sou mendigo
de um ramo de flores
do trabalho das abelhas
da chuva nas ameias
do voar das borboletas sobre as
lanças pontiagudas
o céu dentro da boca
Paulo Condessa
Poesia
Edição Fev. 2008, 248 págs

bizz dizz

O disparo fotográfico marca o ritmo da pontuação.
Pequeno teatro de seres que se abre de ponta a ponta deixa ver no interior do seu labirinto um cortejo de pessoas-personagens-com-qualquer- coisa-que-as-caracteriza.
No final de cada desfile espera-as a reflexa identidade do Minotauro ou a ponta salvadora do novelo
Que o leitor segura fielmente do lado de fora da caverna.
Num ou noutro caso, as voltas que o fio da conversa enrola à volta das coisas deixa marcas de múmia.
Bizz Dizz
Paulo Condessa


Pedro Paz (n. Lisboa, 1978) descobre a dança aos 11 anos, com a miudagem das ruas de Macau. Ingressa a Escola de Dança do Conservatório d Macau, onde inicia os seus estudos de dança clássica ocidental e oriental, e aos 14 anos reúne trinta colegas para coreografar o seu primeiro espectáculo de hora e meia – “Dancin’ The Dream”. Um ano depois “Elektra” para outros tantos, revelando a sua vocação coreográfica. Regressa a Lisboa em 1995 e completa a sua formação na Escola de Dança do Conservatório Nacional. No último ano do curso estagia no Ballet Gulbenkian onde conhece Ohad Naharin, coreógrafo israelita que o convida a viajar até Israel para conhecer a Bat-Sheva Dance Company, antiga e prestigiada companhia com quem bebe das melhores referências da dança contemporânea.

Em 1999 integra a digressão da Companhia de Dança de Lisboa em Cabo Verde e em vários estados do Brasil. Ao lado de Catherine Dethy (ex-bailarina de Béjart), orienta as suas primeiras aulas e workshops de dança nas escolas artísticas das cidades por onde passam ao longo da tournée. Nesse mesmo ano coreografa para Catherine o solo “Inebriati” sobre o Stabat Mater de Pergolesi, que vem a integrar o repertório da companhia. Colabora ainda com o Ballet Contemporâneo do Norte de Elisa Worm e com o Grupo Studium Margarida de Abreu (primeira mestra de bailado e coreógrafa portuguesa).

Em 2000 ingressa na Dansgroep Krisztina de Chatel, em Amsterdão, referência na dança que lhe alarga o horizonte na contemporaneidade artística europeia. Teve a oportunidade de trabalhar com excelentes bailarinos, coreógrafos, professores de dança, de ioga, músicos, artistas plásticos e audiovisuais, todos partilhando o determinante interesse no cruzamento das artes. É esta renascente transdisciplinaridade
de que enraíza o seu trabalho futuro.

Funda em 2001, a Amalgama Companhia de Dança que junta, desde o início, criadores de várias áreas em torno da dança numa verdadeira maratona criativa que deu origem a catorze estreias absolutas em full-evening, apresentadas nos mais belos lugares históricos do país como a Quinta da Regaleira em Sintra e o Convento de Cristo em Tomar, entre muitos outros. Ressalta a colaboração com a Orquestra do Norte, coreografando e interpretando os momentos dançados das maiores óperas de Verdi e Bizet, e com a Liga Portuguesa de Deficientes Motores na criação do espectáculo Singular (2003) na Culturgest. Sob a direcção pedagógica da Amalgama, lecciona de 2001 a 2006 na Escola de Dança de Mafra, Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea avançadas.

Fora da Amalgama participou como convidado em diversos projectos artísticos, frequentou a Escola Superior de Dança e a Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa. Nesta última lecciona hoje a disciplina de Práticas Energéticas e Criativas.

Com a Poesis Associação Cultural criou “In Utero” e “ÉHORA” com Manuel Silva e António M. Cabrita, representando Portugal com esta ultima peça, no Festival Internacional Danse à Lil




Nenhum comentário:

Postar um comentário