"-Na minha terra, todos são como eu, mestre. Desculpe-me se o ofendo, mas na Inglaterra, os houyhnhnms é que são irracionais, como os yahoos daqui. Quando eu voltar para lá, ninguém vai acreditar se eu contar que conheci um lugar onde os houyhnhnms são racionais.
-Como assim, não vão acreditar? Na sua terra, vocês falam coisas que não existem? Se você diz alguma coisa é porque quer comunicar isso. Por que não acreditariam? - Perguntou.
-Os humanos contam o que chamamos de mentira, ou coisas que não são verdadeiras, para esconder erros que cometem, para iludir os outros gabando-se de coisas que não fizeram, mas dizem que fizeram, ou para inventar qualidades que não possuem. Quando roubam ou cometem crimes, mentem para não serem presos.
-Roubam o quê? - ele quis saber. - Não existe comida o suficiente?
-Temos muito mais comida do que aqui, mas trocamos a maior parte dela com outros países, que nos mandam bebidas, colares, temperos, diversas coisas desnecessárias, mas que servem para atender a ganância humana. também temos dinheiro, um tipo de metal que serve para comprarmos tudo o que quisermos: roupas, casas, terra, comida, bebida, etc.
(...)
-Sabe, Gulliver, seria melhor que vocês fossem irracionais como os yahoos daqui. Vocês poderiam fazer coisas maravilhosas com a inteligência que possuem. No entanto, contam mentiras, trocam o alimento por coisas insignificantes, passam fome, exploram uns aos outros e acabam se matando por causa desse tal dinheiro que inventaram."
SWIFT, Jonathan. Viagens de Gulliver. Editora Rideel. São Paulo 2002.
II - Dissertação:
Decidi falar sobre a influência do Regime Ditatorial no Brasil, que decorreu entre 1964 e 1985, no desenvolvimento da Música Popular Brasileira. Foi durante este período que surgiram movimentos importantíssimos para o mundo da música dentro e fora do Brasil, como a Bossa Nova e o Tropicalismo, juntamente com outros movimentos musicais trazidos de outros países, nomeadamente o Rock'n'Roll. Músicos como Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina e Geraldo Vandré, que antes da ditadura já compunham músicas de qualidade, atingiram um nível totalmente novo, não só no que diz respeito à melodia das canções e estrutura rítmica, mas nas letras em si. A opressão por parte do Governo, a "falta de voz" do povo, a censura e perseguição reflectiam-se nas letras das músicas, de uma forma subtil e ainda assim com veemência, expressando tudo aquilo que não se podia dizer pública e abertamente. A necessidade de comunicar uma mensagem de liberdade foi o que fez desse momento em especial um dos mais importantes na história da música no Brasil.
III - Improvisação:
Foi-me pedido que falasse sobre a música portuguesa. Não possuo quase nenhum conhecimento a respeito do assunto, portanto justifiquei a minha ignorância com a pouca atenção que os media dão à música portuguesa nos dias actuais, e disse que achava que a situação deveria ser remediada, pois é importante que se tenha fácil acesso à música nacional.
Mariana Marques
nº 16, 10º A
Nenhum comentário:
Postar um comentário